Modelo de avaliação de risco que indica a probabilidade de uma empresa cessar a atividade nos 12 meses seguintes, com dívidas por liquidar. Sendo um indicador preditivo, completa a informação proporcionada pela Avaliação de Risco de Delinquency.
O Modelo de Avaliação do Risco de Failure da Informa D&B permite, no enquadramento económico de cada momento, uma gestão de risco mais eficaz e melhores decisões de crédito, por ser o modelo que melhor reflete, em cada momento, as condições e caraterísticas do tecido empresarial português, além de ser também o mais rigoroso.
O rigor do processo de avaliação do risco de failure adotado pela Informa D&B é garantido por dois fatores fundamentais:
A ocorrência de um evento de failure significa a existência de dívidas por regularizar, o que resulta quase sempre na perda total do crédito comercial que tenha sido concedido à entidade em failure.
Obtém-se uma avaliação mais abrangente e rigorosa do risco de crédito conjugando a notação do risco de failure e a notação do risco de delinquency (risco de uma empresa pagar com atrasos superiores a 90 dias, nos 12 meses seguintes). As decisões de crédito podem, desta forma, ser otimizadas.
Avaliação do Risco de Delinquency
Modelo de avaliação de risco que indica a probabilidade de uma empresa pagar com atrasos superiores a 90 dias, nos 12 meses seguintes. Sendo um indicador preditivo, completa a informação proporcionada pelo Modelo de Avaliação do Risco de Failure.
Este sistema de notação inclui cinco classes de risco: da classe 1 – menos risco – à classe 5 – mais risco.
Obtém-se uma avaliação mais abrangente e rigorosa do risco de crédito conjugando a notação do risco de delinquency e a notação do risco de failure (risco de uma empresa cessar a atividade nos 12 meses seguintes, com dívidas por liquidar). As decisões de crédito podem, desta forma, ser otimizadas.
Recentemente, desenvolvemos um indicador de resiliência financeira, com o objetivo de medir a capacidade das empresas enfrentarem uma situação excecional de crise com impacto significativo na sua atividade.
No contexto da crise atual, a análise da resiliência financeira ganha enorme relevância e é importante compreender os fatores que a potenciam. O indicador de resiliência financeira complementa a análise do risco de failure (probabilidade de uma entidade encerrar com dívidas por liquidar) e do risco de delinquency (probabilidade de atrasos significativos nos pagamentos a fornecedores), e todos eles constituem elementos importantes a considerar nas estratégias de atuação na gestão do risco comercial com clientes e fornecedores, tão importantes em momentos de maior incerteza.
Indicador estatístico do número médio de dias de pagamento além dos prazos acordados com os fornecedores. Esta ferramenta foi desenvolvida pela Dun & Bradstreet.
O Paydex gera um score de 0 a 100, quando é recolhido um histórico de, pelo menos, três experiências de pagamentos junto de três fornecedores diferentes, num período de 12 meses.
As experiências de pagamento são recolhidas junto das empresas participantes no nosso programa exclusivo Dun-Trade®. Milhares de empresas em todo o mundo participam neste programa de partilha de informação sobre experiências reais de pagamento.
As práticas ambientais, sociais e de governance das empresas — conhecidas pela sigla ESG — serão cada vez mais escrutinadas, devido às crescentes pressões políticas e sociais e à existência de mais e melhores dados monitorizáveis.
Para dar resposta a esta necessidade, desenvolvemos o Score ESG, um indicador que reflete a posição relativa de cada empresa relativamente ao seu setor e às empresas de dimensão equiparável, quanto a um conjunto significativo de variáveis ESG, que a caraterizam num dado momento.
Em função da avaliação das diferentes variáveis e componentes que a caraterizam, a empresa é classificada numa escala / score de 5 classes:
1 - Mínimo | 2 - Reduzido | 3 - Médio | 4 - Médio-alto | 5 - Elevado
O Indicador de viabilidade de empresas novas, reflete a probabilidade de uma empresa constituída há menos de 12 meses manter a atividade nos primeiros 5 anos de vida.
A cada empresa nova é atribuída uma pontuação de percentil (percentile score), que varia entre 1 e 100, em que quanto mais elevada for a pontuação atribuída a uma empresa maior é a probabilidade de se manter em atividade para além dos primeiros cinco anos.
A Informa D&B reúne um conjunto de condições ímpares para, numa lógica de parceria, acrescentar valor para os seus clientes, desenvolvendo e implementando modelos de scoring à medida: